sexta-feira, 2 de março de 2012

LER SEGREDO DA ARTE DE ESCREVER

Interessante e esclarecedor texto. A leitura nos exorta longas caminhadas. Elucida nosso caminhar. Ilumina nossas veredas. Torna-nos partícipes da sociedade em transformação, quando nos sentimos livres em nosso expressar.

O texto do escritor Jefferson Magno Costa, resultado de leituras e pesquisas várias, exorta-nos a produzir nossos próprios textos, a partir do conhecimento das técnicas de leitura, pois antes de ser um escritor, havemos de pensar em ser um bom leitor, ou simplesmente este último. Vamos então conferir. (Inajá Martins de Almeida)

_________________

... escrever é uma arte, e não produto de simples improvisação. E na condição de arte, tem seus segredos, as suas exigências de natureza técnica. A primeira condição básica para se aprender a escrever é aprender a ler.

... existem quatro níveis de leitura?

  1. leitura elementar
  2. leitura inspecional
  3. leitura acumulativa
  4. leitura criativa ... nesse nível você lê para aprender como se deve escrever...

... devemos sempre ler com a mentalidade de quem estará sempre diante do desafio de criar seus próprios textos.

“Cada tempo tem o seu estilo. Mas estudar-lhes as formas mais apuradas da linguagem, desentranhar delas mil riquezas que, à força de velhas, se fazem novas, não me parece que se deva desprezar. Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos; com os haveres de uns e outros é que se enriquece o pecúlio comum." [Machado de Assis]

... “aprender a ler é a mais difícil das artes. Dediquei-me a isso oitenta anos e não posso me dar por satisfeito.” (Goethe)

Portanto, ler de maneira potencialmente proveitosa é muito difícil. É também uma arte, uma técnica, e requer escolha, orientação e método.

... Para podermos tirar proveito dos livros que lemos ... é necessário lermos metodicamente, com um propósito formativo, cumprindo um programa de leitura que no final nos capacite a fazer a chamada intertextualização, e tirar o máximo proveito do que lemos... [Jefferson Magno Costa) leia o texto em sua íntegra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...