segunda-feira, 29 de julho de 2013

ENTREVISTA DE EMPREGO - doze questões a pensar

 1. Fale sobre si.
 Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

 2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
 Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como “ganhar bem” ou “aposentar-se” são totalmente proibidas.

3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
 Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu “trabalho de casa” e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
 O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

5. O que procura num emprego?
 As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
 Um “não” a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
 Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba “vender” o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre?
 Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades?
 Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

10. E pontos negativos/defeitos?
 Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.
Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um “defeito”. Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.

11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
 Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.

12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
 Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.
ESAM - CONSULTORIA EMPRESARIAL

quarta-feira, 17 de julho de 2013

MEMÓRIAS VIVAS - REVISTA KAPPA EDIÇÃO 73 - JULHO 2013

Grata surpresa. 
A Revista Kappa entra em sala de aula periodicamente.
Matérias relevantes são trazidas a baila. Personagens resgatados. A história encontra eco através de seus editores.
Agora, enquanto as páginas são folheadas, artigos percorridos, eis que um em especial chama atenção

A primeira do interior de São Paulo. Você Sabia?

Fotos registram momentos. Sala de aula. Alunos ávidos. Décadas passadas. Um rosto familiar - Sonia Maria Trombelli de Hanai. Um carro biblioteca. A Escola de Biblioteconomia marca gerações. 

Lembrança que a memoria resgata. Ana Paula Santos entra em cena. Transcreve parte dessa lembrança. Nome declinado. Palavras transcritas:

Inajá Martins de Almeida, formada em 1972 pela escola, compartilha em um blog memórias das experiencias vividas... continue em ...   

Nesta tarde pude, mais uma vez, compartilhar conteúdo da Revista Kappa. Desta vez, minha escola - tantas vezes referenciada - meus professores, trazidos ao presente de maneira contínua, agora minhas memórias vivas e meu nome podem encenar o quadro. 

Agradecimentos a tantos quantos puderam fazer desta tarde motivo de júbilo em meio a história que aos retalhos está sendo escrita por cada qual: alunos, professores, organização RASC, idealizadores da revista, jornalistas, fotógrafos, editores. 

A matéria foi registada no blog Bibliotecária 

 http://blog-inaja.blogspot.com.br/2013/07/escola-de-biblioteconomia-e.html

_______________________

transcrição Inajá Martins de Almeida

_________________________
Revista Kappa em sua edição de número 74, registra os comentários efetuados por esta subscritora, quando da reportagem acima registrada.

Obrigada pela lembrança, agora aqui compactuada.

Inajá Martins de Almeida


http://kappamagazine.com.br/edicoes/saocarlos/edicao_74/

terça-feira, 2 de julho de 2013

REPORTAGENS KAPPA ADENTRAM SALA DE AULA


A Revista Kappa Magazine, edição 72 - junho 2013, abordou em suas páginas assuntos relevantes. 
Aproveitamos para compartilhar com os jovens em nossas últimas aulas do mês de junho 2013.  
_________________________

CURSO ON LINE 
Informação interessante para os jovens que almejam se aventurar à Escrita Científica.


COLEÇÃO SODRÉ
Além da importância da cartilha para os alfabetandos de épocas várias, saber sua autora haver nascido em Ribeirão Bonito, fora motivo de grande alegria, uma vez que uma de nossas alunas é natural dessa cidade, onde reside e trabalha. 





CELULAR O VILÃO 
Outro assunto de real importância e que deve sempre estar na pauta do dia é a questão da tecnologia. 
Nas ruas, nas casas em sala de aula, aquele que deveria compactuar em comodidade, em retorno rápido da informação, quantas vezes torna-se "vilão". Alerta sempre. Ótima abordagem.





____________________________

capturas de imagem, comentários e montagem de Inajá Martins de Almeida  

________________________________________________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...